sexta-feira, 19 de abril de 2013

Primeiro Encontro Sala do Educador" Telejornal"







No dia 27 de março de 2013, primeiro Encontro Sala do Educador.
Tema: Formação continuada de professores
Mediadores: Ana Rosa, Celestina Alves, Ildo Alfredo, Nayane Cristina , Nilza Moreira e Bruna Naiara.
Atividades desenvolvidas:
Ø Telejornal;
Ø Divisão dos grupos para estudo dos seguintes textos:
v Represando a formação continuada;
ü Apresentação em forma de debate.
v Evolução da formação continuada desde os anos 70;
ü Apresentação em forma de teatro evidenciando o profissional de hoje e de antes.
v Formação continuada: a técnica do saber fazer;
ü Apresentação em forma de debate.
v Professor e sua identidade profissional; A formação continuada em questão.
ü Apresentação em forma de paródia da música “Complicada Demais” de Paula Fernandes.

Parodia
Paula Fernandes “Complicada demais”
Se algum dia alguém me perguntar
Se minha profissão exige algum esforço
Não envergonho em dizer
Que minha escolha é feita por amor
E a voz do meu pensar
Não me deixou opção

Acreditei na força do meu querer
De ajudar o meu pais a crescer
Investimento em minha formação
Ser professor não é só profissão

Já sei que ´s assim, complicado demais
Também sou assim, complicada demais
E já faz tempo que o tempo mudou
Não sou professor, sou um educador;
Portanto o encontro finalizou – se com a apresentação de um slide: “Formação Continuada”
TELEJORNAL
APRESENTADOR (A):  BOA NOITE,HOJE NO EDUCAÇÃO EM DEBATE VAMOS DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES, UM TEMA QUE NÃO É NOVO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO MAS QUE NOS ÚLTIMOS TEMPO TEM SE APRESENTADO COMO INDISPENSÁVEL DISCUTIR E COLOCAR TAMBÉM NA PRÁTICA, LEVANDO EM CONTA AS MUDANÇAS NO PARADIGMA DA EDUCAÇÃO  E AS TRANSFORMAÇÕES  NO PERFIL DA CLIENTELA QUE RECEBEMOS. ESTÃO CONOSCO HOJE, A PROFESSORA NAYANE CRYSTINA QUE ATUA NA REDE PÚBLICA ESTADUAL, FORMADA EM SECRETARIADO EXECUTIVO BILINGUE  E FAZ LICENCIATURA EM LETRAS E TAMBÉM A PROF. CELESTINA ALVES FORMADA EM CIÊNCIA BIOLÓGICAS E ESPECIALISTA EM CIÊNCIAS  PARA  DISCUTIR O ASSUNTO. VAMOS COMEÇAR COM UMA PERGUNTA PARA A PROF. (...): PROF. DE ACORDO COM ESTUDOS RECENTES “ O PROFESSOR QUE ESTÁ EM CONSTANTE ATUALIZAÇÃO COSTUMA ENTRAR EM SALA DE AULA MAIS MOTIVADO, POIS POSSUI EXPECTATIVAS EM RELAÇÃO À REPERCUSSÃO DAS INOVAÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS QUE IMPLEMENTA NO AMBIENTE ESCOLAR. O QUE A SENHORA PODE DIZER P/ GENTE A RESPEITO.
PROF.NAYANE- BOA NOITE A TODOS. OBRIGADA PELO CONVITE. VEJA BEM ÀS VEZES TEMOS UMA IDÉIA ERRONEA DO QUE É A FORMAÇÃO CONTINUADA E ACREDITAMOS TER A NECESSIDADE DE OUTROS PROFISSIONAIS PARA QUE NOS QUALIFIQUEMOS. MAS UM PROFESSOR SE QUALIFICA QUANDO REFLETE, PESQUISA, DEBATE E SE ATUALIZA, ATRAVÉS DE JORNAIS, PERIÓDICOS, SITES, LIVROS PARADIDÁTICOS E TAMBÉM DA BUSCA DE ESPAÇOS PARA DIVIDIR SEU CONHECIMENTO, TROCANDO PONTOS DE VISTA COM SEUS COLEGAS. ESSE TRABALHO SE REFLETE NA PRÁTICA DO PROFESSOR, POIS SEUS ALUNOS GERALMENTE PERCEBEM OS ESFORÇOS , POIS AGEM COM SEGURANÇA NO PLANEJAMENTO E CONSEGUEM MOBILIZAR SEUS ALUNOS NO SENTIDO DE DESPERTAR O INTERESSE PELOS CONTEÚDOS PARTINDO DAQUILO QUE ELES JÁ APRENDEREM NO SEIO DE SUAS INTERAÇÕES SOCIAIS.
APRESENTADORA: A SENHORA ACREDITA ENTÃO NA FRASE “ PROFESSOR QUE APRENDE A ESTUDAR, ENSINA A ESTUDAR”!?
PROF. NAYANE- COM CERTEZA,  E A FORMAÇÃO CONTINUADA OU AUTOFORMAÇÃO VAI PROPICIAR AO PROFESSOR PREPARAÇÃO . ESSES SABERES AUXILIAM OS EDUCADORES A MINISTRAR  AULAS QUE PROPORCIONEM AOS ESTUDANTES UM CRESCIMENTONO CAMPO DOS CONHECIMENTO CIENTÍFICOS E TECNOLÓGICOS, BUSCANDO PREPARÁ-LOS PARA A VIDA.
APRESENTADOR(A)- AGORA PROF. CELESTINA VAMOS FALAR SOBRE  O ENSINO. O QUE A SENHORA PODE NOS DIZER SOBRE AS FORMAS DE ENSINAR QUE SE APRESENTAM HOJE. TEM SIDO DE FORMA SATISFATÓRIA, TEM CORRESPONDIDO AOS ANSEIOS DE NOSSOS EDUCANDOS?
PROF. CELESTINA-BOA NOITE A TODOS. AGRADEÇO A OPORTUNIDADE DE PARTICIPAR DESSA DISCUSSÃO QUE SE FAZ REALMENTE NECESSÁRIA. VEJA BEM, ACHO QUE PRIMEIRO TEMOS QUE ENTENDER  E REFLETIR SOBRE QUAL É O OBJETIVO DO ENSINO. O ATO DE ENSINAR , IMPLICA EM TRANSMITIRCONHECIMENTO A UM GRUPO DE PESSOAS REUNIDAS EM UM ESPAÇO FÍSICO, E PARA QUE ISSO OCORRA, OS PROFESSORES TAMBÉM TEM QUE ESTAR PREPARADOS PARA APRENDER. A CAPACIDADE DE APRENDER NÃO APENAS PARA SE ADAPTAR MAS SOBRETUDO PARA TRANSFORMAR A REALIDADE, PARA NELA INTERVIR, RECRIANDO A FALA DA NOSSA EDUCABILIDADE A UM NÍVEL DISTINTO AO NÍVEL DO ADESTRAMENTO.
APRESENTADORA: TEMOS UMA FRASE DE PEDRO DEMO QUE DIZ “ QUEM ESTUDA COM QUEM NÃO ESTUDA, JAMAIS APRENDERÁ A ESTUDAR”, O QUE A SENHORA NOS DIZ DESSA AFIRMAÇÃO.
PROF.CELESTINA- É INTERSSANTE REFLETIR SOBRE ISSO, PORQUE A TAREFA DE EDUCAR É A DE NORTEAR, ORIENTAR, DESAFIAR E CONTRIBUIR PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DO ALUNO. PARA ISSO, É PRECISO ARTICULAR MEIOS  PARA A PROMOÇÃO DO SABER CIENTÍFICO.POR CONSEGUINTE O DOCENTE NECESSITA DOMINAR OSABER DAS FUNÇÕES EDUCATIVAS, QUE É ADQUIRIDO ATRAVÉS DE SUA FORMAÇÃO, ISTO É, PRECISA ESTAR PREPARADO PARA CONTRIBUIR COM A SOCIEDADE, FORMANDO SENSO CRÍTICO E A AUTONOMIA DE SEUS EDUCANDOS. É POR ISSO QUE O PROFESSOR NUNCA PODE PARAR DE ESTUDAR E APRENDER SOBRE A DOCENCIA.
APRESENTADORA: AGORA É A HORA DE OUVIRMOS AS DÚVIDAS DA PLATÉIA. TEMOS AQUI NOSSO ASSISTENTE DE PALCO, ILDO ALFREDO, QUE IRÁ OUVIR AS PERGUNTAS QUE SERÃO DIRETAMENTE LANÇADAS ÀS PROFESSORAS.
NILZA: BOA NOITE  . GOSTARIA DE PERGUNTAR A PROF.NAYANE: EU SOU NILZA  BIBLIOTECÁRIA NA ESCOLA FRANKLIN, UMA ESCOLA DO CAMPO SITUADA NO MUNICÍPIO DE POXORÉU. TEMOS DIFICULDADE DE SAIR DAQUI PARA RECEBERMOS FORMAÇÃO. COMO A SENHORA ACHA QUE PODERIA SER FEITO PARA QUE CONTINUEMOS NOS QUALIFICANDO E ACOMPANHANDO OS AVANÇOS NA EDUCAÇÃO?
PROF.NAYANE- VEJA, COMO JÁ DISSE ANTERIORMENTE, VOLTO A REFORÇAR, A FORMAÇÃO CONTINUADA  NÃO IMPLICA SOMENTE EM FAZER CURSOS MINISTRADOS POR PROFISSIONAIS ESPECIALISTAS, É IMPORTANTE MAS NÃO É O ÚNICO MEIO DE FORMAÇÃO.  A ESCOLA PODE E DEVE SER TOMADA COMO EIXO DE SUA FORMAÇÃO, OU SEJA, TRATA-SE DE PERCEBER QUE AS INSTITUIÇÕES DE ESCOLARES NÃO FORMAM SOMENTE OS ALUNOS, MAS TAMBÉM OS PROFISSIONAIS QUE NELA ATUAM. NO MOMENTO EM QUE INGRESSAM NA DOCENCIA CONTINUAM A INCORPORAR NOVOS SABERES QUE VÃO AGREGANDO AO PROCESSO FORMATIVO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL.
BRUNA: BOA NOITE. EU TAMBÉM SOU TÉCNICA DE SECRETARIA DA ESCOLA FRANKLIN DE POXORÉU MEU NOME É BRUNA, E GOSTARIA DE PERGUNTAR Á PROF.CELESTINA- SABEMOS QUE NO BRASIL O INVESTIMENTO EM EDUCAÇÃO NÃO É TÃO MOTIVADOR, SÃO LUTAS CONSTANTES PELA MELHORA NA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO, POR MELHORES SALÁRIOS, ENFIM..., AINDA ENFRENTAMOS UMA CLIENTELA QUE NÃO DEMONSTRA INTERESSE PELO TRABALHO QUE ESTAMOS FAZENDO QUE É ENSINAR. A SENHORA ACHA QUE NESSE CONTEXTO O PROFESSOR SE SENTE MOTIVADO PARA ESTUDAR A INVESTIR EM FORMAÇÃO?
PROF.CELESTINA- OLÁ BRUNA BOA NOITE. REALMENTE A SITUAÇÃO DA EDUCAÇÃO NÃO ESTÁ NEM PERTO DO QUE DESEJAMOS, É VISÍVEL A DESPREOCUPAÇÃO COM A QUALIDADE DO ENSINO, TEMOS VISTO MAIS UMA PREOCUPAÇÃO, INFELIZMENTE, COM A QUANTIDADE NO ENSINO DO QUE COM A QUALIDADE DO ENSINO. MAS O PROFESSOR NÃO PODE DEIXAR DE SE FORMAR CONTINUAMENTE. A FORMAÇÃO DEVE SER UM COMPROMISSO COM SEU DESENVOLVIMENTO PRÓPRIO E ISSO VAI ALÉM DO PROFISSIONAL. VOU USAR A FRASE DE FREIRE PARA NOS AJUDAR A REFLETIR MELHOR. ELE DIZIA “A EDUCAÇÃO É PERMANENTE NÃO PORQUE CERTA LINHA IDEOLÓGICA OU CERTA POSIÇÃO POLÍTICA OU CERTO INTERESSE ECONÔMICO O EXIJAM. A EDUCAÇÃO É PERMANENTE NA RAZÃO, DE UM LADO, DA FINITUDE DO SER HUMANO, DE OUTRO, DA CONSCIENCIA QUE ELE TEM DE FINITUDE. MAIS AINDA, PELO FATO DE, AO LONGO DA HISTÓRIA, TER INCORPORADO À SUA NATUREZA NÃO APENAS SABER QUE VIVIA, MAS SABER QUE SABIA E, ASSIM, SABER QUE PODIA MAIS. A EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO PERMANENTE SE FUNDEM AÍ.”
APRESENTADORA: SÓ UMA ÚLTIMA PERGUNTA ANTES DAS CONSIDERAÇÕES FINAIS Á PROFESSORA NAYANE: PROF. É SABIDO QUE O ESTADO DE MATO GROSSO IMPLANTOU UM PROJETO DENOMINDADO SALA DO EDUCADOR. COMO A SENHORA ACHA QUE ESSE PROJETO TEM CONTRIBUÍDO PARA A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DESSE ESTADO?
PROF. NAYANE: BEM É UMA INICIATIVA BASTANTE VÁLIDA A DO GOVERNO DE SE PREOCUPAR COM A FORMAÇÃO DE SEUS PROFISSIONAIS. ESSE PROJETO CERTAMENTE OPORTUNIZARÁ MELHOR OS PROFISSIONAIS DA UNIDADE DE TER ESSE MOMENTO JUNTO PARA DISCUTIR E APERFEIÇOAR OS CONHECIMENTOS. A TROCA DE EXPERIÊNCIA E O ESTUDO EM CONJUNTO PROPORCIONA MELHOR RESULTADO. CERTAMENTE É MAIS ESTIMULANTE ESTUDAR EM GRUPO DO QUE SOZINHO. E ACREDITO QUE ESSES MOMENTOS DEVEM SER APROVEITADOS PARA O ESTUDO, PARA DISCUSSÕES QUE PODEM SER LEVADOS Á PRATICA DO PROFISSIONAL.
APRESENTADORA: BEM INFELIZMENTE NOSSO TEMPO ESTÁ ACABANDO, MAS PARA FINALIZAR GOSTARÍAMOS DE OUVIR AS CONSIDERAÇÕES DAS PROFESSORAS.VAMOS COMEÇAR COM PROF. NAYANE
PROF.NAYANE- OBRIGADA PELO ESPAÇO, ESPERO TER CONTRIBUÍDO PARA A REFLEXÃO, GOSTARIA DE FINALIZAR COM A FRASE DE FERRY QUE DIZ: FORMAR NADA MAIS É SENÃO UM TRABALHO SOBRE SI MESMO, LIVREMENTE IMAGINADO, DESEJADO E PROCURADO, REALIZADO ATRAVÉS DE MEIOS QUE SÃO OFERECIDOS OU QUE O PRÓPRIO PROCURA.”
APRESENTADORA: PROF. CELESTINA
PROF.CELESTINA- A PROFESSORA FOI FELIZ NA ESCOLHA DA FRASE DE FERRY, REALMENTE A FORMAÇÃO CONTINUADA DEVE VIR DE ENCONTRO COM O QUE DESEJAMOS COMO SATISFAÇÃO MAIS PESSOAL DO QUE PROFISSIONAL. ACREDITO QUE O DESEJO DE NOS FORMAR CONTINUAMENTE REPERCUTE NO RESULTADO DA NOSSA AÇÃO POFISSIONAL. AGRADEÇO TAMBÉM PELO ESPAÇO E DESEJO QUE TODOS OS EDUCADORES TENHAM, OU DESENVOLVAM ESSE HÁBITO, QUE ACHO QUE É COMO DEVEMOS CHAMAR A BUSCA PELO CONHECIMENTO.
APRESENTADORA: OBRIGADA A TODOS PELA PRESENÇA, OBRIGADA PROF. NAYANE E PROF. CELESTINA, PELA CONTRIBUIÇÃO EM NOSSOS TRABALHOS. A PARTIR DE AGORA ELAS ESTARÃO DIPONÍVEIS NO CHAT PARA POSSÍVEIS DÚVIDAS QUE NÃO CONSEGUIMOS FAZER SANAR DEVIDO AO TEMPO LIMITADO. BOA NOITE A TODOS E ATÉ O PRÓXIMO EDUCAÇÃO EM DEBATE .

Nenhum comentário:

Postar um comentário