ESCOLA ESTADUAL do
campo FRANKLIN CASSIANO
PROJETO SALA DO
EDUCADOR-2013
1-IDENTIFICAÇÃO
1.1-ESCOLA
A Escola Estadual do
Campo Franklin Cassiano, localiza-se a Av. Manoel Cândido de Oliveira s/nº em
Jarudore, Poxoréu – MT, localizada na região sul do Estado de Mato Grosso a 54
Km da sede do município de Poxoréu e a 56 Km de Rondonópolis, a cidade pólo da
região. Foi fundada em 1947, através do Decreto nº 314 de 12 de junho de 1947,
publicado no D.O.E. de 14 de junho de 1947, funcionando até 1977 como Grupo
Escolar Franklin Cassiano. A partir de 1977, começou a ser ofertado de forma
progressiva e gratuita, o Ensino Fundamental de 1ª a 8ª série, mas só foi
autorizada para este fim em 1.981, através da Resolução nº 015/1981 publicada no D.O.E. de 24/04/81.
À
partir de 2000, através do decreto nº 1.192, publicado no D.O.E. de 01/03/00,
foi elevada de nível, passando a oferecer o Ensino Médio na modalidade regular,
através da Resolução nº 245/00 CEE/MT. A escola foi recredenciada pela portaria
309/2.008 – CEE/MT Diário Oficial 11/11/2.008 pág. 32 e autorizada para
ministrar aulas no Ensino Fundamental e Médio na Resolução 522/2.008 CEE/MT –
D.O. 11/11/2.008 pág. 33, e aguarda publicação de recrendeciamento deste ano.
1.2-DIREÇÃO
A
direção da Escola Franklin é ocupada pela professora Celestina Alves de Souza
Neta. A mesma é formada em Ciências Biológicas (Licenciatura) e especialista em
Educação Infantil e Alfabetização, faz parte do quadro de efetivos da escola
ainda em estágio probatório.
A
diretora procura pautar suas ações em atividades que priorizem as reais
necessidades de melhoria do aprendizado e em consonância com o CDCE e demais
membros da equipe gestora está sempre procurando meios de sanar as dificuldades
da escola.
1.3-COORDENAÇÃO
PEDAGÓGICA
É representada pela professora Ana Rosa Gomes
Ferreira. Dentre as funções do coordenador pedagógico está a de acompanhar o processo
ensino aprendizagem dos educandos e coordenar as práticas pedagógicas dos
educadores auxiliando-os para que os resultados sejam os melhores possíveis. É
ainda de responsabilidade da coordenadora pedagógica coordenar o projeto Sala
do Educador da unidade junto com os demais educadores da escola.
A
coordenadora é formada em História e especialista em Psicopedagogia Clínica e
Institucional, foi eleita pelos pares conforme a lei de gestão democrática e
faz parte do quadro de efetivos da escola .
1.4-MODALIDADE E NÍVEL
A
escola funciona em regime externo, com sete turmas no matutino e duas no vespertino.
O Ensino Fundamental de 09 anos( implantado na escola em 2007), oferta o
atendimento do 6º ao 9º ano. O Ensino
Médio, com o curso Propedêutico com uma turma para cada série ou seja, 1º, 2º e
3º ano. Oferece ainda a Educação de Jovens e adultos com 1º segmento, 2º
segmento e ensino médio.
Os
alunos que moram nas regiões vêm para escola de ônibus contratados pela
Prefeitura Municipal de Poxoréu em parceria com a SEDUC, sendo 7 ônibus no
total e estes transportam alunos de 07 rotas diferentes: Assentamento Santo
Antônio da Aldeia, Povoado Barra do Paraíso, Grotão, Santa Helena,Serra das
Araras e seringal( Hélio Garcia)e Morro do Pedregulho.
2- JUSTIFICATIVA
Nos
anos anteriores a escola vem sofrendo quedas significativas em relação aos
indicadores da aprendizagem. De comum acordo, os educadores viram a necessidade
de implantar neste ano uma força tarefa, objetivando a melhoria desses
indicadores ( ENEM, IDEB, etc). A proposta esse ano, é que todos os estudos da
sala do educador sejam voltados para a busca de solução para resolução desse
problema que se apresenta. Os temas foram selecionados considerando-se as
funções de todos educadores que atuam na escola, procurando contemplar todas as
especificidades.
É
oportuno lembrar que além das necessidades dos educadores que foram identificadas
na elaboração dos temas, a discussão tem foco central o resultado desse
trabalho na prática da sala de aula.
2.1-CARACTERIZAÇÃO DO CONTEXTO
Jarudore
é um distrito do município de Poxoréu - MT, formada por duas pequenas vilas,
Jarudore e Joanesburgo, separadas por 2 Km e pelo rio Vermelho. O distrito está
localizado na Região Sul do estado, a 54 Km da sede do município e a 56 Km de
Rondonópolis, a cidade pólo da região.
Este distrito era habitado, assim como toda
a Região Sul de Mato Grosso, pelos índios Bororos, sendo que em 1926 foi
instalado o posto telegráfico, época em que apareceram os primeiros brancos,
inicialmente para manipular o aparelho telegráfico, e depois, a partir da
década de 40, começaram a surgir os primeiros brancos com a finalidade de
ocupação, formando já nesta época o vilarejo, principalmente por baianos.
A partir de 1945, deu-se início à demarcação da reserva indígena de
São João de Jarudori, na margem direita do Rio Vermelho, compreendendo, inclusive,
o vilarejo já existente. Este imbróglio foi se arrastando e, inclusive,
tornando mais complicado, pois em 20 de dezembro de 1958, foi criado o distrito
de Jarudore, através da lei nº 1191, pelo governador do estado, o senhor João
Ponce de Arruda, incluindo, inclusive a reserva indígena e com sede na vila de
Jarudore, que fica dentro da reserva.
Enquanto houve, a convivência entre índios
e não-índios sempre foi pacífica e amistosa, a ponto de uma das professoras
desta escola, a senhora Maria das Dores Comaecureu, na década de 70, ser índia.
De 1981 a 2005, não houve presença de indígena na região. A partir de junho de
2005, comandados pela cacique Maria Aparecida, um grupo de Bororos voltou e
estão reclamando na justiça as 4.706 ha da reserva. Hoje a comunidade enfrenta
uma luta fundiária com a FUNAI e os índios Bororos.
A primeira escola a funcionar em Jarudore foi
ao início da década de 1940 e era particular, na qual ministrava aulas o
telegrafista Edmar Siqueira. A escola Franklin Cassiano foi criada pelo decreto
nº 314, de 12/06/1947, tendo funcionado até 1978 como grupo escolar, passando a
partir de 07 de junho de 1978, pelo decreto nº 01/17 a Escola Estadual de
Primeiro Grau Franklin Cassiano. Ela foi elevada a nível médio em 05 de
dezembro de 2000, pela resolução 245/00 – CEE/MT , passando a se chamar Escola
Estadual de Educação Básica Franklin Cassiano.
Por ser um distrito, Jarudore
não possui autonomia política, dependendo da prefeitura de Poxoréu em todos os
aspectos. A economia de Jarudore é baseada na pecuária, com a presença de
muitos pequenos proprietários, que investem na produção leiteira. Há de se
ressaltar que, apesar de ser uma grande bacia leiteira, não há investimento e
nem incentivo por parte do poder público para o melhoramento genético e de
produção do rebanho, ficando os produtos por conta própria, muitos ainda sem
muita informação sobre o assunto, trabalhando com grande quantidade de
matrizes, sem muito resultado.
O gado de corte e criado nas grandes
propriedades do entorno, abastecendo, principalmente, os frigoríficos de
Rondonópolis e de Pedra Preta. São muitos caminhões que saem para os referidos
frigoríficos todas as semanas, abarrotados de bois para o abate, mas o distrito
dificilmente vê revertido para si o resultado de tanta riqueza, uma que nem as
estradas de acesso são de boa qualidade, não sendo pavimentadas e não passado
por um processo de manutenção adequado há décadas. Quando chove muito, ocorre
do distrito ficar isolado pelo fato das vias ficarem intransitáveis.
O fato de haver um grande rebanho bovino
possibilita a existência de uma classe social, os “marreteiros”, que sobrevive,
ou melhor, que ganha muito dinheiro com a compra e venda de gado, são os
atravessadores.
A população da vila é formada, em sua
maioria, por pessoas de condições econômicas um pouco baixas, sobrevivendo de
biscates ou trabalhando como diaristas nas grandes e pequenas propriedades da
região. Há no distrito projetos governamentais que ajudam na complementação da
ajuda. É o caso do PETI e da bolsa família.
Além dos projetos supracitados, há um
trabalho desenvolvido já há mais de trinta anos por uma organização não
governamental chamada Operação Mato Grosso (ONG) que, juntamente com a Cáritas
de Parma- Itália, atende a população carente, oferecendo cestas básicas,
assistência médica, através de um posto de saúde que mantém e educação de nível
ensino médio e profissionalizante, técnico em marcenaria. A presença de um
número maior de pessoas no distrito se dá graças ao serviço prestado pela ONG.
O distrito, por não possuir indústrias ou
faculdades, está sofrendo um processo de decrescimento populacional, em que os
jovens, após terminarem o ensino médio, migram para as cidades de Rondonópolis
e Primavera do Leste em busca de trabalho e de continuar seus estudos. Hoje, a
população da vila é composta por pessoas mais idosas. O comércio local funciona em imóveis próprios, que são utilizados
também como residência por seus proprietários e é composto por 5 pequenos
mercados, 4 pequenas lojas de confecções e de produtos importados, 2 casas de
ração, 01 farmácia, 3 açougues e alguns bares, os “bolichos”.
Dentre as manifestações culturais presentes
na comunidade, destacam-se a tradicional festa da Padroeira Nossa Senhora da
Glória, realizada no mês de agosto desde a década de 50, inicialmente, eram
nove dias de festa. Hoje, são feitos apenas três e, mesmo assim, o movimento na
sexta-feira e no domingo é fraco, talvez reflexo da ausência de jovens na
comunidade. Também é tradição local a comemoração das festas juninas, com
fogueiras em muitas casas e festa nas escolas. Por ser uma comunidade pequena,
a escola acaba se encarregando por organizar e realizar a maioria das
atividades de cunho cultural a que a comunidade tem acesso, que é o caso dos
festivais de poesia, teatros, jogos estudantis, feira de ciências, festas
juninas, desfiles, dentre outras atividades.
2.2-PERFIL
DA CLIENTELA ATENDIDA
A faixa etária dos alunos do Ensino
fundamental atendida na escola Franklin é de 09 anos a 14 anos e o Ensino Médio
é de 15 anos a mais de 20 anos e a Eja a partir dos 18 anos. Temos também 07
alunos indígenas que estudam na escola.
2.3-SELEÇÃO
DO PROBLEMA
Como foi dito
anteriormente a escola tem enfrentado problemas nas avaliações que medem o
desempenho da escola, e por isso os temas a serem trabalhados contemplarão essa
problemática:
Ø A
equipe administrativa trabalhará a parte de atendimento ao público objetivando
encontrar formas de fazer com que a comunidade encontre na escola um ambiente
receptivo e tenha prazer em frequentá-la, assim como se encarregará de mostrar
a importância do estudo, do aperfeiçoamento e da formação do profissional da
educação.
Ø A
equipe do apoio que atua na limpeza da escola trabalhará dicas de limpeza e
forma de preservação do ambiente da sala de aula;
Ø O
apoio que atua na vigilância mostrará a importância do trabalho de segurança no
ambiente escolar, assim como trabalhará o funcionamento dessa engrenagem
chamada “escola”.
Ø Os
profissionais da área de exatas trabalharão a interpretação de dados estatísticos
bem como a análise da influência da economia na vida das pessoas, dando ênfase
à economia do povo do campo.
Ø Os
educadores da área de linguagens abordarão a produção textual através de
gêneros musicais e cantigas de roda e a análise de concordâncias verbais e
nominais na construção do texto, por meio da música sertaneja e registros de
fala caipira.
Ø Os
educadores da área de humanas analisarão a influência da globalização na vida
dos alunos das escolas do campo, assim como estudará o papel das ciências no
processo de transformação da sociedade.
Ø A
equipe do apoio que atua na nutrição trabalhará o reaproveitamento dos
alimentos.
Ø A
equipe do Mais Educação trabalhará oficinas que demonstrem na prática o
objetivo do projeto.
A
seleção dessas problemáticas se deu a partir da decisão investir em uma força
tarefa para a melhoria dos indicadores de aprendizagem da escola a saber: o
IDEB, alto índice de PPAP, Enem, Prova Brasil e Olimpíada da Matemática e
Língua Portuguesa.
2.4- SOLUÇÕES DO PROBLEMA
A equipe gestora da
escola juntamente com o CDCE e demais educadores da escola tem trabalhado para:
Ø Reestruturar
o PPP inserindo propostas que alcancem essas problemáticas;
Ø Estudar
a fundo dentro da proposta do projeto teóricos que dêem suporte para encontrar
a solução
Ø Inserir
os pais de forma eficaz na proposta pedagógica na escola,
Ø Estudo
e análise de dados com os indicadores da aprendizagem
Ø Realização
de simulados com o 9º ano e com o 3º médio.
3-
OBJETIVOS
3.1-Objetivo
geral
Discutir a prática pedagógica, buscando
acrescentar recursos que possibilitem a qualificação e o melhor desempenho
enquanto profissional da educação comprometendo-se com sua formação, com a
formação dos alunos e com o desafio de melhorar a qualidade do ensino da Escola
Franklin cuidando para fazer desse estudo método de trabalho diário.
3.2-Objetivos
específicos
v Fazer
com que os momentos de encontro do projeto sejam proveitosos e dê respostas aos
desafios encontrados;
v Possibilitar
aos educadores serem mediadores da sua própria formação e dos demais colegas
participantes do projeto;
v Descobrir
novas formas de trabalhar, para corresponder às inovações pelas quais o
processo educativo tem passado;
v Estimular
o espírito investigativo e pesquisador que existe em cada profissional da
educação da unidade de modo que possa contribuir para sua prática diária;
v Trabalhar
de forma coletiva na resolução dos problemas detectados.
v Buscar
conhecimentos teórico-metodológicos que venham contribuir nas intervenções
necessárias ao fazer pedagógico na escola.
v Alcançar
melhor resultado nas avaliações pelas quais a escola é submetida .
4- METAS
v Cada
tema estudado responderá aos desafios encontrados e será utilizado na prática
docente;
v Todos
os educadores da unidade participarão do projeto, bem como serão mediadores de
temas do encontro.
v Serão
feitas trocas de experiências entre os educadores que serão levados para a sala
de aula, testadas e apresentados os resultados.
v Desenvolver
momentos de pesquisa e leitura de teóricos no coletivo
v Discutir
a contribuição que cada tema estudado trouxe para o trabalho com os educandos.
v Avançar
na avaliação do Ideb da Escola assim como no Enem.
5-METODOLOGIA
v Pesquisas
de autores que trabalham os temas sugeridos.
v Encenações
v Exposição
de textos, documentários sobre os assuntos a serem discutidos
v Discussão
dos temas
v Apresentação
de slides
v Filmes
e vídeos
v Cada
educador estará envolvido na mediação dos temas a serem trabalhados.
6- CRONOGRAMA
FASE
|
DATA/HORA
|
TEMA
|
MEDIADORES
|
EMBASAMENTO
TEÓRICO
|
PREPARAÇÃO
|
20/02/2013
18:00 ás 21:00
|
Elaboração do
Projeto
|
Prof. Ana Rosa
|
Parecer
orientativo para elaboração do projeto para 2013, PPP da escola
|
EXECUÇÃO
|
20/03/2013
17:00 ás 21:00
|
Formação
continuada de professores
|
Equipe
administrativa
|
Imbernón, Zeicner, Nóvoa
|
EXECUÇÃO
|
27/03/2013
17:00 ás 21:00
|
Como trabalhar
com alunos com desafio de aprendizagem
|
Prof. Leda
|
A pesquisar
|
EXECUÇÃO
|
03/04/2013
17:00 ás 21:00
|
Metodologia do estudo das linguagens.
|
Educadores da
área de linguagens
|
A pesquisar
|
EXECUÇÃO
|
10/04/2013
17:00 ás 21:00
|
Metodologia do
estudo das linguagens.
|
Educadores da
área de linguagens
|
|
EXECUÇÃO
|
17/04/2013
17:00 ás 21:00
|
Como estimular os alunos na realização das
tarefas extra classe
|
Educadores da
área de humanas.
|
Alcino Simões
|
EXECUÇÃO
|
24/04/2013
17:00 ás 21:00
|
Ensinando a
preservar o ambiente da sala de aula.
|
Marcela, Irani
e Maria Santana
|
|
EXECUÇÃO
|
08/05/2013
17:00 ás 21:00
|
Planejamento
interdisciplinar a partir de complexos temáticos
|
Cefapro
|
Orientações
Curriculares; Pistrack
|
EXECUÇÃO
|
15/05/2013
17:00 ás 21:00
|
Desperdício e
reaproveitamento alimentar.
|
Janete,
Ivanildes, Floriza e Maxsuelma
|
A pesquisar
|
EXECUÇÃO
|
22/05/2013
17:00 ás 21:00
|
Comunicação e
expressão: como atender bem ao público
|
Ana, Bruna,
Nayane, Ildo, Celestina, Nilza
|
A pesquisar.
|
EXECUÇÃO
|
29/05/2013
17:00 ás 21:00
|
Estudando e
interpretando dados estatístico e fazendo a montagem de gráficos.
(oficinas)
|
Educadores de
exatas.
|
|
EXECUÇÃO
|
05/06/2013
17:00 ás 21:00
|
História da
matemática: como os números e frações estão presentes em nosso cotidiano
|
Educadores de
exatas.
(formador do
Cefapro)
|
|
EXECUÇÃO
|
12/06/2013
17:00 ás 21:00
|
Currículo para
EJA
|
Eunice, Alice
, Marcilene e Almirone
|
|
EXECUÇÃO
|
19/06/2013
17:00 ás 21:00
|
O papel dos
funcionários públicos como educadores
|
Kellen
Marlene, Rosângela, Gelziene
|
Caderno 01 do
Profuncionário
|
EXECUÇÃO
|
26/06/2013
17:00 ás 21:00
|
Avaliação da aprendizagem
|
Prof. Leda
|
A pesquisar
|
EXECUÇÃO
|
07/08/2013
17:00 ás 21:00
|
Currículo e o papel
das ciências humanas na construção do social.
|
Serelene
(Cefapro)
|
A pesquisar
|
EXECUÇÃO
|
14/08/2013
17:00 ás 21:00
|
Relações
Interpessoais
|
Marcela,
Irani, Maria Santana
|
l. Ministério da Educação. Secretaria de
Educação Profssional e Tecnológica.
B823:Relações
interpessoais: abordagem psicológica /Regina Lucia Sucupira Pedroza,–
4.ed.
|
EXECUÇÃO
|
21/08/2013
17:00 ás 21:00
|
Como trabalhar
o ensino de história e cultura afro-brasileira, africana e indígena nas
escolas brasileiras.
|
Rosa (Cefapro)
|
|
EXECUÇÃO
|
28/08/2013
17:00 ás 21:00
|
Gerenciamento
do orçamento familiar
|
Giomar, João
Antônio,Reinan, Adriana, Maria José.
|
Singer Paul,
Aprender Economia/ Paul Singer: contexto, 1998
|
EXECUÇÃO
|
04/09/2013
17:00 ás 21:00
|
Segurança no
trabalho dentro da educação
|
Nildete e
Sinderley
|
MEC
Profuncionário
|
EXECUÇÃO
|
11/09/2013
17:00 ás 21:00
|
Saúde e
Nutrição
|
Janete, Ivanildes,
Floriza e Maxsuelam
|
MEC
Profuncionário
|
EXECUÇÃO
|
18/09/2013
17:00 ás 21:00
|
Avaliação do
projeto, troca de experiências, sugestões.
|
Prof. Ana e
prof. Celestina
|
Parecer Orientativo
para elaboração do projeto para 2013, PPP da escola.
|
7- ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DO PROJETO
Tendo em vista
que o objetivo do projeto é sua aplicabilidade em sala de aula, a avaliação
será feita continuamente.
Será utilizado
ainda o último encontro para se discutir a rentabilidade do mesmo para o
desempenho de cada profissional, visando novas possibilidades para o ano
vindouro.
Sempre que
necessário serão trocadas informações com o CEFAPRO (orientadora das escolas do
campo), para que o projeto tenha resultado efetivo para os educadores da
unidade.
Será considerada
ainda como ferramenta de avaliação o resultado do Enem e Ideb, considerando que
todas as atividades terão como foco esse resultado.
8-REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICAS
-Parecer Orientativo
nº001/2013. SUPF
PCNs- Parâmetros
Curriculares Nacionais
Revista Nova
Escola
NÓVOA, A.
(coord.). Os professores e sua formação. Dom Quixote. Nova Enciclopédia.
Portugal, 1995.
GARCIA, Carlos
Marcelo. Formação de professores: para uma mudança educativa.Trad.
Isabel Narciso. Portugal. Ed. Porto, 1999.
Alfabetização :
livro do aluno 3ª Ed.rev.atual/Ana Rosa Abreu...[et al] Brasília:
fundescola/Sef-Mec, 2007 4v: 96p.v.3
Matemática
Completa: ensino Médio:V.único/ José Rui Giovanni/José Roberto Bonjorno/ José
Ruy Giovanni Jr- São Paulo: FTD, 2002
Orientativo Mais
Educação passo a passo
Sacconi, Luíz
Antônio. Novíssima Gramática Ilustrada. Saconni/ Luíz Antônio Sacconi;
[ilustração de Adolar Mendes e Jean Galvão]._São Paulo: Nova Geração 2008.
Singer Paul,
Aprender Economia/ Paul Singer: contexto, 1998
Emília e a turma
do sítio-criança saudável, educação Dez_fome Zero
l. Ministério da Educação. Secretaria de
Educação Profssional e Tecnológica.
B823 Relações interpessoais: abordagem
psicológica /Regina Lucia Sucupira Pedroza,– 4.ed.atualizada e revisada–
Cuiabá: Universidade Federal de Mato Grosso/Rede e-Tec Brasil, 2012.
88p.: il. – (Curso técnico de formação para os funcionários da educação.
Profuncionário; 4) ISBN 85-8629054- 1. Psicologia. 2. Escola. 3. Educação. I
Pedroza, Regina Lucia Sucupira. II Título. III. Série 2012 CDU 37:159.
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